LAVRAR O MAR – As artes no alto da serra e na Costa Vicentina

Projecto de programação artística no domínio das artes performativas que acontece em Aljezur e em Monchique desde 2016.

A partir das linguagens do teatro, da dança, do novo circo e da música, desenvolvemos criações artísticas interdisciplinares que mostram e reflectem a cultura local destes territórios. Além das criações e residências artísticas, acolhemos projectos artísticos nacionais e internacionais e organizamos laboratórios artísticos.

Financiamento dos programas CRESCALGARVE 2020, 365 Algarve, da Direção Geral das Artes e dos municípios de Aljezur e de Monchique.

Miragem!

Miragem é um projecto artístico e pedagógico que, desde 2014, traz às várias escolas e infantários do concelho de Odemira (considerado o maior, o mais isolado e disperso do país), a alunos dos 3 aos 18 anos, uma programação de espectáculos entre a dança, o teatro, a música, a literatura, a cultura local, a experimentação artística, entre muitas outras áreas, procurando sempre ligações às matérias curriculares dos diversos anos escolares.

Miragem está inserido no programa ODETE - Odemira, Território Educativo e vai neste momento na sua 7ª edição. Projecto financiado pela Câmara Municipal de Odemira.

Touro Azul

Touro Azul é um programa de Experiências Humanas entre Cultura Local e Arte. Percursos pelas paisagens, localidades e ambientes privados, com durações entre duas e sete horas, especialmente desenhados para oferecer ao turista que visita o território entre Santiago do Cacém e Sagres, a oportunidade de tocar numa terra cheia de serra e de água, pela mão de quem nela vive e a vai esculpindo. Uma iniciativa conjunta desenvolvida pela Cooperativa Lavrar o Mar, a Associação Rota Vicentina e a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira em colaboração com habitantes locais, artesãos, associações, agentes e artistas.

BOWING - Artes, Culturas e Integração

BOWING é um projecto de arte participativa, que tem como linguagens principais a dança, a música, o vídeo e as artes plásticas. O objectivo é a inclusão social e cultural das populações estrangeiras no território do sudoeste alentejano, através de laboratórios artísticos regulares e um momento performativo integrador. Partindo da relação com adultos trabalhadores das estufas de agricultura e alunos do 4° ao 9°ano, pretende-se criar pontes de comunicação entre estas populações e a portuguesa. Procuramos a compreensão e conhecimento das várias culturas e o desenvolvimento da língua portuguesa com o objectivo de aproximação. O projecto irá proporcionar momentos de bem-estar, confiança, alegria, curiosidade de aprender e o autoconhecimento através da prática artística. O BOWING pretende criar um sentimento de pertença e de relação com o território onde estão inseridos todos estes estrangeiros isolados, assim como a aceitação e a liberdade de expressão de cada pessoa individualmente.

Projecto apoiado pelo programa PARTIS & Art for Change, que é financiado pelas Fundações Calouste Gulbenkian e La Caixa; e pela Câmara Municipal de Odemira; e pelo fundo FEDER - para o Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020; CCDR Alentejo 2020.